assinar: Posts | Podcast

Lista inútil: Football Club Loser

2 comentários
Lista inútil: Football Club Loser

Ontem começaram as oitavas de final da Copa do Brasil. Na verdade, vamos encarar a realidade, não é? Foi quando começou a Copa do Brasil, de verdade.

Para celebrar o real começo do torneio, nossos estagiários fizeram uma pesquisa sobre aquilo que mais entendemos: derrota (no caso, ausência de vitórias).

Por isso, a seguir, cinco dos maiores jejuns de títulos do futebol mundial.

Antes, duas observações:

1 – Optamos por não colocar times nacionais, porque alguém poderia ficar chateadinho de lembrarmos a “seca” do time para que torce. Também só consideramos títulos nacionais da divisão principal de cada um dos países citados.

2 – Sabe de outros times, tão ou mais “secos” por um título quanto esses? Mande para a gente por e-mail (loserlandia@loserlandia.com.br). Aproveite e nos diga quem você acha que vai levar a Copa do Brasil.

Dito isso, vamos aos esquadrões losers:

Dumbarton Football Club (Escócia): último título em 1892

Dumbarton2

Os “sons”, como são conhecidos pelos torcedores, venceram quatro campeonatos escoceses e duas Copas da Escócia nos primeiros anos após a fundação (1872) e antes da profissionalização do esporte no país. De lá para cá, o time não só não venceu a principal divisão do futebol de seu país, como está fora da elite há bastante tempo.

Genoa Cricket and Football Club (Itália): último título em 1924

genoa2

Primeiro campeão italiano e também o primeiro tricampeão (1898, 1899, 1900), o Genoa é o quarto maior vencedor da história do campeonato, com 9 scudettos (atrás de Juventus, Inter e Milan). Porém, depois do último, o time fundado em 1893 chegou no máximo a um quinto lugar, na temporada 2008/2009.

Newcastle United Football Club (Inglaterra): último título em 1927

NewcastleUnited2

De vez em quando os editores da Loserlândia se reúnem para um futebol virtual. Sempre que tem essa possibilidade, O Diogo escolhe o Newcastle, time pelo qual nutre simpatia. Nos campos reais, porém, o time fundado em 1892 não vence a principal divisão na terra da Rainha desde 1927, seu quarto título.

Hertha Berliner Sport-Club (Alemanha): último título em 1931

Hertha2

O Hertha Berlin, também fundado em 1892, foi bicampeão alemão em 1930 e 1931, no período pré-Bundesliga. Depois disso, a melhor posição do clube na liga foi o terceiro lugar na temporada 1998-99. Mais recentemente caiu duas vezes para a segunda divisão, mas agora está de volta à elite. E a luta do time agora é para se manter por lá.

Football Club Sochaux-Montbéliard (França): último título em 1938

socheaux2

Os torcedores do Sochaux pode tirar uma onda desses outros quatro clubes. Afinal, faz só 75 anos que o clube não conquista um título. Fundado em 1928, o clube conquistou duas vezes o campeonato francês, em 1935 e 1938. Está em 16º na atual temporada e, mesmo tendo se passado apenas duas rodadas, é difícil imaginar que “agora vai”.

*    *    *    *

E para que ninguém diga que pegamos a Copa do Brasil só como pretexto, aí vai a lista com os jogos das oitavas de final:

Corinthians x Luverdense

Grêmio x Santos

Salgueiro x Internacional

Atlético/PR x Palmeiras

Goiás x Fluminense

Vasco x Nacional/AM (o primeiro jogo aconteceu ontem e foi 2 a 0 para o Vasco)

Atlético/MG x Botafogo

Flamengo x Cruzeiro